terça-feira, 22 de março de 2011

A TRI-UNIDADE DE DEUS - "TRÊS EM UM OU UM EM TRÊS"

Esta doutrina constitui um mistério para o raciocínio humano. A razão nos mostra a unidade de Deus, só a revelação nos mostra a sua Tri-unidade.
A Tri-unidade de Deus é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs, ou seja, elas crêem em três pessoas distintas: O PAI, O FILHO E O ESPÍRÍTO SANTO.

Para os seus defensores, é um dos dogmas centrais da fé cristã, considerados um dos mistérios mais difíceis de interpretar e compreender.
Esse mistério provoca em todos nós a seguinte pergunta: Como posso aceitar um Deus que é três em um e um em três?
Não temos a última palavra sobre este assunto, mas podemos abordar da maneira como a Bíblia nos ensina.
Vamos designar por termos a idéia da tríplice manifestação de Deus (Trindade) e a do seu modo triúno de existir (Tri-unidade).

I. DEFINIÇÃO DOS TERMOS TRINDADE E TRIUNIDADE

Trindade significa a tríplice manifestação de Deus ou a sua manifestação no Pai, no Filho e no Espírito Santo; e o termo Tri-unidade o tríplice modo da existência de Deus, que é a existência de três em um.
Temos a doutrina da Trindade pelo fato de Deus se haver revelado como Pai, como Filho e como Espírito Santo.
Há uma tríplice revelação porque há um modo tríplice de existir. Ainda mais, a teologia afirma que a Tri-unidade foi conhecida por causa da Trindade.
Há em Deus três personalidades distintas e divinas, sendo cada uma delas igual à outra quanto à natureza. No entanto, não há três deuses: Deus é um só.

II. A DOUTRINA DA TRINDADE NA REVELAÇÃO

1. A Trindade do Antigo Testamento

Não encontramos claramente definidas as distinções do Pai, do Filho e do Espírito Santo, pois esta é uma doutrina característica do Novo Testamento. No entanto, há texto que sugerem a sua existência: Gn 1.1,2; 6.3; 11.7; Is 6.8; 9.6; Mq 5.2; Jó 33.4; Sl 51.11; Is 61.1; 63.10. Existem ainda outros textos. Concluímos que ainda que estes textos citados não nos tragam luz suficiente sobre a doutrina da Trindade, neles encontramos pelo menos, o germe; é no Novo Testamento que a encontramos plenamente desenvolvida.

2. A Trindade no Novo Testamento

É aqui que a doutrina chega a seu completo desenvolvimento. Segundo o Novo Testamento, há três Pessoas reconhecidas como Deus:

a) O Pai reconhecido como Deus (Jo 6.27; 8.41; 2 Co 1.2; Ef 4.6; 1 Pe 1.2; etc).
b) Jesus reconhecido como Deus (Jo 1.1; 1.18; 20.28; Tt 2.13; Hb 1.1; 1 Jo 5.20; etc)
c) O Espírito Santo reconhecido como Deus (At 5.3,4; 1 Co 3.16; 6.19; 12.4-6; etc)

3. As três pessoas são distintas

Cada pessoa é uma, tem características próprias e distintas:
a) O Pai é o Filho são pessoas distintas (Jo 5.32,37; 1.14; 3.16; Gl 4.4; etc)
b) O Pai e o Filho distinguem-se do Espírito Santo (Jo 14.16,17; 15.26; 14.26; Gl 4.6)
c) O Espírito distingue-se do Pai e do Filho (Mt 3.16,17; e textos acima; etc)

4. As Distinções Pessoais são Eternas

A Bíblia não afirma que a Trindade consta de três manifestações, isto é, manifestações em épocas diferentes, da mesma Pessoa, porque a Trindade não é devida à sua manifestação tríplice, e sim, ao tríplice modo de existência. As três manifestações (no Pai, no Filho e no Espírito Santo) baseiam-se no modo da existência de Deus. Por isso as distinções são eternas.

III. A TRI-UNIDADE DE DEUS NA REVELAÇÃO

Entende-se por Tri-unidade o modo de Deus existir em três Pessoas. A trindade refere-se à revelação de Deus, ao passo que a Tri-unidade refere-se à existência de Deus. Mas, não temos a Tri-unidade de Deus tão claramente revelada na Bíblia como temos a Trindade.

Podemos encontrar na Bíblia o suficiente para justificar-nos em dizer alguma coisa sobre a Tri-unidade na revelação. A Bíblia não é um livro de filosofia, e sim, um livro religioso e prático.

1. A Tri-unidade de Deus no Antigo Testamento

Da mesma forma que a Trindade não se encontra completamente definida no Antigo Testamento, para a Tri-unidade não se encontra ensinos claros. Contudo algumas passagens nos fornecem algumas sugestões. (Gn 1.26; 11.7; Is 6.8; etc). A idéia principal do Antigo Testamento é a unidade de Deus.

2. A Tri-unidade de Deus no Novo Testamento

Podemos agrupar as passagens que se referem a este assunto em três classes:

a) As que ensinam que Jesus e o Pai são um (Jo 17.21-23)
b) As que apresentam a bênção apostólica (2 Co 13.13)
c) A fórmula do batismo (Mt 28.19)

Quando reunimos o que temos no Antigo Testamento ao que achamos no Novo Testamento sobre a Tri-unidade, essa doutrina fica claramente estabelecida.
Sem dúvida não tão clara como a da Trindade. Mas, das considerações sobre o assunto, conclui-se que as Escrituras ensinam a Tri-unidade de Deus, isto é, que Deus é três em um.
Tendo estudado a doutrina da Trindade e da Tri-unidade na Bíblia, podemos
 compreender que Deus revelou-se “no” Pai, “no” Filho e “no” Espírito Santo; e não “como”.
Estas três pessoas são igualmente divinas, porém, inteiramente distintas. Mas existem de forma triúna. A doutrina da Trindade é essencial a uma verdadeira compreensão de Deus. Sem a doutrina da Trindade não poderíamos ter a doutrina do monoteísmo.

Concluímos, pois, que Deus é uma unidade tríplice: um em três e três em um. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus..
Lá na glória, esses mistérios serão totalmente revelados:
“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido”.
(1 Co 13.12).




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...